Giuseppe Tornatore
1980, 124m, M/12
Roma, 1980. O cineasta Salvatore Di Vitta (Jacques Perrin) recebe um telefonema da mãe que lhe comunica a morte do seu velho amigo Alfredo (Philippe Noiret). Salvatore – ou Totó – é invadido por recordações, revisitando a sua infância, na sua Sicília natal, quando vivia fascinado pela cabina mágica de Alfredo, o mal-humorado projeccionista do cinema da vila: o Cinema Paraíso.
Grande sucesso da época, o CINEMA PARAÍSO reconcilia-se com uma tradição do cinema popular transbordante de generosidade e de referências cinematográficas, entre risos e lágrimas.
Gran Apertura Cineclube de Sintra 30 Janeiro 2026
〰️
Gran Apertura Cineclube de Sintra 30 Janeiro 2026 〰️
Filme escrito e realizado pelo italiano Giuseppe Tornatore, tido hoje como um clássico do cinema mundial. Passado numa pequena localidade em Sicília, conta a história de Salvatore ‘Toto’, e da sua relação com Alfredo, o projecionista da sala de cinema com o nome do título do filme.
É uma emocionante comédia dramática, sobre o crescimento e chegada à idade adulta de uma criança de uma aldeia isolada, e sobre o êxodo para a capital como única forma de concretizar os sonhos profissionais, deixando para trás a família e as recordações de infância. Temas que se cruzam com a ideia central sentida ao longo de todo o filme, o amor pelo cinema.
Foi galardoado com inúmeros prémios internacionais, incluindo o Grande Prémio do Júri em Cannes e o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Marcou o início da colaboração entre Tornatore e Ennio Morricone, compositor da banda sonora juntamente com o seu filho Andrea, que durou até ao falecimento do último em 2020.
Cinema Paraiso / Cine-Teatro Almoçageme
Ken Loach
2023, 110m, Reino-Unido